Qual o papel das avaliações externas na educação?
As avaliações externas, tal como o SARESP e incluindo também aqui o SAEB, fornecem indicadores importantes para o processo de tomada de decisão nos diferentes níveis de gestão, central, regional e local. Muito além da mera verificação de seus resultados se requer a análise do que eles representam. Sob essa ótica se transformam em consistentes indicadores a serem considerados na sinalização das ações prioritárias em todas as esferas. Seja subsidiando projetos de monitoramento como o MMR – Método de Melhoria de Resultados, ou pautando ações formativas na EFAP – Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo, demandadas pela CGEB – Coordenadoria de Gestão da Educação Básica ou outros por esta desenvolvidos. Com os resultados das avaliações de sistema, teremos maior clareza daquilo que necessita ser orientado à rede, para apoiá-la mais adequadamente, nunca perdendo de vista a contínua melhoria da formação dos educadores e da aprendizagem dos alunos.
Os resultados da avaliação de sistema auxiliam as atividades escolares? Certamente que sim. No nível local – as escolas – também são válidas as considerações feitas na resposta anterior. Olhar para os diversos subsídios disponibilizados – Boletim da Escola, Relatórios e Plataformas, permite também aos gestores locais, com apoio das equipes das Diretorias de Ensino, realizar análises e reflexões sobre os resultados obtidos, somando-os às demais avaliações feitas pelas unidades escolares e seus professores, para planejarem suas ações e projetos de forma a direcionarem o trabalho pedagógico no rumo da melhoria e aprimoramento da aprendizagem. Este deve ser o foco comum a todos os educadores envolvidos no processo e que deve fundar nossa parceria e trabalho colaborativo.
A Revista do Saresp traz alguma inovação neste ano? Na presente edição foi introduzido o tópico “Evolução da Aprendizagem”, como resultado de estudo desenvolvido pelo Departamento de Avaliação Educacional – DAVED. Encontra-se na seção da “Linha do Tempo”. Enquanto esta dá uma visão histórica da evolução longitudinal das médias de proficiência da rede estadual, os gráficos do novo tópico situam essas proficiências demonstrando seu significado na evolução do percurso escolar dos alunos.
Como foi organizada a aplicação na edição do Saresp 2018?
A edição 21ª no Saresp 2018 foi organizada para aplicação no 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, nos dias 27 e 28 de novembro, com provas de Língua Portuguesa e Matemática. Na rede estadual a aplicação no 7º ano do Ensino Fundamental continuou sendo amostral como já ocorrido nas mais recentes edições.
A abrangência e participação deste ano superou a do ano anterior? A abrangência da edição de 2018 em número de alunos alcançou as seguintes quantidades: 1.036.744 na rede estadual; 174.631 nas redes municipais; 24.208 na rede Paula Souza e 41.374 na rede particular, que inclui o SESI. Ao todo foram 1.276.957 alunos previstos com uma participação efetiva no primeiro dia de aplicação de 87,3% que se constitui no maior percentual dos últimos quatro anos. A participação por adesão, das redes municipais, também foi a maior desde 2015, com 204 municípios do estado de São Paulo cujas redes aderiram ao SARESP 2018.
Os resultados de 2018 foram os esperados? As médias de proficiência apresentaram uma evolução positiva, tanto para Língua Portuguesa como para Matemática, em todos os anos/série dos ensinos fundamental e médio, com única exceção de Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental que apresentou leve diminuição de 0,43% na sua média. Na linha histórica de evolução permanece, ainda que lenta, a tendência ascendente dos resultados.
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