O estado de São Paulo – maior população do país e com economia incomparável, em termos nacionais – não poderia deixar de possuir um sólido sistema de avaliação em larga escala, como o é o SARESP – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. Implantado há mais de duas décadas, ele traz aos órgãos centrais, a todas as suas unidades e também à sociedade, relevantes indicadores para monitorar a evolução do aprendizado em suas escolas. Fornecendo informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica da rede pública de ensino paulista, já se solidificou como instrumento confiável de acompanhamento, da mesma forma que outras avaliações em larga escala, incluindo a nacional, com a qual, inclusive, dialoga.

Nesse sentido é muito importante que além de a considerarmos também tenhamos um olhar atento para outras avaliações, que a corroboram, como é o caso especialmente do SAEB e seu indicador de qualidade IDEB. Pela exata razão que este estado, em sua pujança, deve retomar o protagonismo já exercido em outros momentos, ocupando lugar de referência para o país. Elevar nossos padrões de desempenho nacionalmente demonstrará que nossos gestores e educadores possuem clareza do objetivo maior da ação educativa que deve ter como foco central a garantia de aprendizagem com qualidade para todos os seus alunos. Melhorar essa qualidade é fundamental e prioridade máxima. Incentivamos a todos para o aceite desse desafio que, juntos, ultrapassaremos conseguindo elevar nosso estado de volta ao patamar por ele merecido.

 


                                                                                                                                                           
                                                                                       
Rossieli Soares da Silva