NÍVEL ABAIXO DO BÁSICO: < 20
Compõe a descrição do ponto 175 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP  

Tema 2
– Reconstrução dos sentidos do texto.
H10 -
Estabelecer relações entre imagens (fotos, ilustrações), gráficos, tabelas, infográficos e o corpo do texto, comparando informações pressupostas ou subentendidas. (GII)








Comentário

Para avaliar a habilidade que os alunos têm de estabelecer relações entre imagens gráficos, tabelas, infográficos e o corpo do texto, comparando informações pressupostas ou subentendidas, o item apresenta um texto curto que introduz um infográfico a respeito dos malefícios da vida digital na saúde física e psíquica de crianças e adolescentes. O texto introdutório apresenta o foco temático do infográfico – “o que pode acontecer a crianças e adolescentes que passam muito tempo online em jogos ou em redes sociais” – seguido de uma advertência para os pais e responsáveis – “A atenção de todos os pais e responsáveis deve ser redobrada”. No infográfico, há uma criança sentada com fones de ouvido e um laptop no colo, e apontando para diferentes partes do corpo, há várias setas e pequenas ilustrações que explicitam quais os problemas a que os jovens estão sujeitos: surdez temporária ou definitiva, síndrome do olho seco, dores nos dedos e nas articulações, etc. A tarefa dos alunos era interpretar o texto e o infográfico e identificar a alternativa que melhor resume o que o texto diz. O item foi classificado como “muito fácil”.
Os índices de acertos foram bastante altos. A média geral de acerto dos três grupos mostra que 89,5% dos alunos escolheram como resposta o gabarito B, o que significa que, a partir da leitura do texto-base do item, a maioria absoluta dos alunos pode identificar que “o uso prolongado de jogos online ou redes sociais pode prejudicar a saúde de crianças e adolescentes”. Considerando os percentuais específicos de cada grupo, é possível verificar que os índices de acerto entre aqueles pertencentes aos grupos 2 e 3 foram bastante altos (94,2% e 98,6%, respectivamente). Mas mesmo entre os alunos do grupo 1, em que se observa um percentual de acerto mais baixo, é possível afirmar que esses alunos também tiveram um desempenho bastante satisfatório: 72,7% escolheram o gabarito B. Em todos os grupos, embora com percentuais bastante baixos, o distrator mais escolhido foi o C –“os pais e responsáveis devem utilizar os jogos online e as redes sociais com atenção redobrada” – o que indicia uma leitura parcial apenas da última frase do texto introdutório e a dificuldade de interpretação do infográfico, que traz, de maneira bastante explícita, que, no texto, o usuário dos jogos e redes sociais, são as crianças (e não seus pais e responsáveis).
NÍVEL BÁSICO: 200 a < 275
Compõe a descrição do ponto 200 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 6
Compreensão de textos literários.
H32 - Identificar uma interpretação adequada para um determinado texto literário. (GI)









Comentário
Para avaliar a habilidade que os alunos têm de identificar uma interpretação adequada para um determinado texto literário, é apresentada a fábula de La Fontaine “O Sapo e o Boi”. O texto é curto e apresentado na íntegra, e o grau de complexidade, tanto temática, quanto lexical, é baixo. O texto conta a história de um sapo, que ao tentar ficar grande como um boi, explodiu. O texto é finalizado com a fala da coruja “É nisso que dá não se conformar com o que se é”, que representa a moral da fábula. A tarefa dos alunos era interpretar a moral, metaforizada na fala da coruja. Ou seja, para a resolução do problema proposto pelo item, era necessário domínio do gênero, e acima de tudo, a compreensão de seu caráter altamente metafórico.
Os altos índices de acerto apontam para o domínio da habilidade e o reconhecimento do funcionamento das fábulas pela maioria dos alunos. A média geral de acerto dos três grupos mostra que 84,9% escolheram como resposta o gabarito B, “não tente imitar os outros; seja sempre você̂ mesmo”. Considerando os percentuais específicos de cada grupo, é possível verificar que os índices de acerto entre aqueles pertencentes aos grupos 2 e 3 foram significantemente altos (90,6% e 97,1%, respectivamente). Já entre os alunos do grupo 1, 66,6% escolheram o gabarito. No entanto, esse é um percentual que indica que mesmo entre os alunos com pior desempenho na totalidade da prova, a maioria pode resolver com êxito o problema apresentado. Nenhum dos distratores chamou a atenção de forma especial, impedindo que hipóteses para os erros sejam levantadas. O que é possível afirmar é que o conhecimento sobre o funcionamento genérico das fábulas está sedimentado na maioria dos alunos nesse estágio de escolarização, como mostra o desempenho bastante satisfatório nesse item especificamente.
NÍVEL ADEQUADO: 275 a < 325
Compõe a descrição do ponto 275 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 5 Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita.
H27 -
Aplicar conhecimentos relativos a regularidades observadas em processos de derivação como estratégia para solucionar problemas de ortografia, com base na correlação entre definição/exemplo. (GIII)







Comentário

Esse item trabalha com o conhecimento de ortografia que os alunos têm, mais especificamente, com a habilidade de aplicar conhecimentos relativos a regularidades observadas em processos de derivação como estratégia para solucionar problemas de ortografia. Para tanto, é apresentado um artigo de opinião a respeito da pré-adolescência, em que a palavra “bate-boca” ocorre. A tarefa do aluno era identificar outro vocábulo do texto composto por hífen pelo mesmo motivo, isto é, por ser composta por outras duas palavras, um verbo e um substantivo.
Para resolver com êxito a tarefa, o aluno não necessitava de um conhecimento prévio ao momento da prova a respeito das regras de hifenização. Somente pela leitura do comando e conhecimento básico de morfologia, seria possível identificar entre as alternativas uma palavra hifenizada composta por um verbo e um substantivo e escolher, assim, o gabarito D (“quebra-cabeça”) como resposta. No entanto, considerando as médias gerais, apenas pouco mais da metade dos alunos (56,7%) conseguiu resolver a questão. Considerando cada grupo específico, apenas entre os alunos do grupo 3 houve um percentual de acerto elevado: 84% escolheu o gabarito. Já entre os respondentes dos grupos 1 e 2, os percentuais de acerto foram consideravelmente mais baixos: 31,8% e 59,2%, respectivamente. Outro dado que merece comentário é que no grupo 1, o distrator A, “pré-adolescente”, foi a escolha de 38,4% dos alunos, isto é, mais respondentes foram atraídos pelo distrator do que pelo gabarito. Esse foi o distrator mais escolhido também pelos alunos do grupo 2 (20,2%). Esses dados revelam que muitos alunos, que estão finalizando o Ensino Fundamental, não conseguem realizar uma análise morfológica básica: para a resolução do problema, conseguir identificar classes de palavras seria uma estratégia esperada, já que no comando é explicitado que “quebra-cabeça” é composto por um verbo e um substantivo. Os alunos que escolheram o distrator A identificaram, portanto, o prefixo “pré” como sendo um verbo, o que indica a dificuldade que esse público demonstra ter quando é preciso mobilizar conhecimentos formais sobre a língua portuguesa.
NÍVEL AVANÇADO: ≥ 325
Compõe a descrição do ponto 325 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 2
- Reconstrução dos sentidos do texto
H08 - Diferenciar ideias centrais e secundárias; ou tópicos e subtópicos de um texto. (GII)








Comentário

O item apresenta um trecho de uma notícia a respeito de um uso não previsto do açaí para fins odontológicos para avaliar a habilidade que os alunos têm de diferenciar ideias centrais e secundárias em um texto não-literário. A tarefa dos alunos, definida pelo comando do item, era identificar a ideia principal e uma ideia secundária no trecho de notícia apresentado. Embora o texto não se caracterize nem por um léxico, nem por uma temática complexa, os alunos, especialmente os dos grupos 1 e 2, demonstram dificuldades em solucionar o problema proposto.
A média geral de acertos foi de 45,9%, ou seja, mais da metade dos alunos escolheram outras alternativas que não o gabarito B, que apontava que a ideia principal do texto é “O corante do açaí́ poderá́ ser usado para identificação de placas bacterianas”, e uma ideia secundária é “O açaí́ é sucesso em lanchonetes e restaurantes brasileiros”, que está presente na introdução da notícia. Considerando os percentuais de acerto de cada um dos três grupos, observa-se que em todos eles os alunos encontram dificuldade para solucionar o problema: mesmo entre os alunos com melhor desempenho na totalidade da prova, o percentual de acerto foi de 68,7%, indicando que quase 1/3 desses alunos não puderam identificar a ideia principal da notícia.  Nos grupos 1 e 2, os índices de acerto foram, respectivamente, 26,6% e 41,7%. Em ambos, o distrator C atraiu mais respondentes que o próprio gabarito. E essa foi a segunda alternativa mais escolhida também no grupo 3. No distrator C, a ideia principal do texto é que “o açaí é um alimento nutritivo e saboroso”, e a ideia principal (“O corante do açaí́ poderá́ ser usado para identificação de placas bacterianas”) é apresentada como uma ideia secundária. Uma hipótese para que tantos alunos, mesmo entre aqueles com melhor desempenho, tenham escolhido essa alternativa como resposta para o problema apresentado, é terem se orientado por um conhecimento prévio, e amplamente difundido, a respeito do açaí, sem considerar que o foco temático da notícia é outro. A referência ao uso mais corriqueiro da planta (que é o para a alimentação) é, inclusive, uma estratégia utilizada pelo autor do texto para mostrar que açaí tem usos bastante diversificados: na introdução, características alimentares do açaí (“sucesso em lanchonetes e restaurantes brasileiros”; “é um alimento nutritivo e saboroso”) são mencionadas para introduzir o tópico do texto: o açaí é mais que isso e tem sido utilizado para fins odontológicos. Assim, é relevante o fato de que tantos respondentes, mesmo aqueles com melhor desempenho na prova como um todo, tenham tido dificuldade em conseguir diferenciar ideias principais de ideias secundárias, mesmo em um texto pouco complexo em termos temáticos e lexicais.