Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental

75
● selecionam palavras no texto de uma cantiga e de uma parlenda.

100
● identificam público alvo de um texto considerando o uso de gíria.
● localizam informação explícita em um poema.
● selecionam palavras gramaticais no texto de uma cantiga.

125
● identificam o efeito de sentido produzido em quadrinhos pelo uso intencional de recursos expressivos gráfico-visuais.
● identificam os possíveis elementos constitutivos da organização interna dos gêneros não literários: receita
● inferem informação subentendida em uma piada.
● inferem informação subentendida com base nos recursos gráfico-visuais presentes.
● localizam itens de informação explícita, relativos à descrição de características de determinado objeto, lugar ou pessoa, em um em texto informativo.
● estabelecem relações entre  as imagens e o corpo do texto de um quadrinho, comparando itens de informação explícita.
● identificam marcas de variação linguística de natureza social, no léxico mobilizado em um texto.

150
● identificam a finalidade de um trecho de texto de receita culinária e de um texto informativo de interesse científico.
● inferem informação subentendida em texto informativo, com apoio de figura.
● selecionam legenda ou título apropriado para um texto escrito ou uma foto
● identificar o segmento de uma fábula em que o enunciador determina o desfecho do enredo.

175
● identificam a finalidade de um trecho de texto de receita culinária.
● inferem informações subentendidas em texto informativo, com base na sua compreensão global.
● identificar marcas de variação linguística de natureza social ou geográfica, no léxico mobilizado em um texto.

200
● identificam o efeito de sentido produzido pelo uso de marca discursiva de temporalidade no encadeamento dos fatos.
● inferem informação subentendida em uma história de humor.
● inferem o assunto principal de um texto informativo, com base em informações contidas no título e no corpo do texto.

225
● organizam, na sequência em que aparecem, itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um fragmento de texto de divulgação científica.

250
● estabelecem relações entre segmentos de um texto de história, identificando substituições por formas pronominais de grupos nominais de referência.