Olá Educador.

Nesta página você encontrará informações sobre o BOLETIM DO SARESP, e poderá fazer download. Esse boletim é bem conhecido da Rede Estadual de São Paulo. Nele cada Escola encontra os valores correspondentes ao percentual de alunos alocados em cada série avaliada, assim como a média de proficiência de suas turmas obtida no SARESP, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO SARESP 2017



MÉDIAS DO SARESP 2017


O Boletim apresenta também as comparações entre as médias de proficiências de anos anteriores, comparativamente aos valores adequados, em cada disciplina e ano/série.



LÍNGUA PORTUGUESA
Comparação entre as médias de proficiência dos alunos nas edições de 2015 a 2017 e com a meta esperada no SARESP






Cada Escola analisa seus dados buscando compará-los aos anos anteriores e às médias globais para levantar hipóteses sobre aumentos, permanências ou declínios e assim, tomar decisões, fazer adequações e planejar seu ano letivo.
Tratando especificamente de uma das seções desse boletim: A “Distribuição Percentual dos Alunos nos Pontos da Escala de Proficiência”. Gostaríamos de auxiliá-los nessa leitura.


DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL DOS ALUNOS NOS PONTOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA


Esse quadro tem uma relação muito estreita com a DESCRIÇÃO DA ESCALA. A DESCRIÇÃO DA ESCALA, que poderá também ser feito download, descreve as tarefas capazes de serem realizadas pelos alunos com valores de proficiência determinada.

Para trabalharmos com o quadro, devemos observar os percentuais de alunos em cada ponto da escala.

Vamos tomar como exemplo o 9º Ano do Ensino Fundamental.

Observe que a soma dos percentuais exibidos na linha correspondente ao 9º ano é de 100%, uma vez que inclui todos os alunos avaliados no 9º ano da escola. Isso ocorre também nas outras séries avaliadas.

Lembrem-se que a escala é cumulativa, isto é, supõe-se que um aluno que está em um determinado ponto da escala tenha conhecimento para realizar as tarefas descrita até esse ponto.

Faremos uma leitura dos percentuais apontados para esses alunos, da direita para a esquerda.

Procedendo assim, podemos notar que, para a escola referida, há 0% de alunos nos pontos ≥400 e 375. Assim, nessa escola não houve aluno, que participou do SARESP em 2017, que consiga realizar as tarefas descritas nos pontos 375 e 400 da escala.

No entanto, no ponto 350, há 1,3% de alunos que tem domínio para realizar as tarefas descritas nesse ponto, assim como, supõe-se, sejam capazes de realizar todas as demais tarefas descritas em pontos abaixo de 350.

Seguindo dessa forma, pode-se observar que nessa escola há 2,6% de alunos que conseguem realizar as tarefas descritas no ponto 325 e as demais tarefas descritas nos pontos abaixo de 325.

No ponto 300, temos 10,3% de alunos que realizam tarefas nesse ponto e as de pontos inferiores.

Observem que estamos somando os percentuais de alunos, da direita para a esquerda, até que consigamos analisar todos os pontos da escala com suas descrições e todos os alunos.

Portanto, continuando nesse movimento, temos:
  • 27% de alunos que realizam as tarefas descritas no ponto 275 e abaixo.
  • 47,5% de alunos que realizam as tarefas descritas no ponto 250 e abaixo.
  • 66,7% de alunos que realizam as tarefas descritas no ponto 225 e abaixo.
  • 79,5% de alunos que realizam as tarefas descritas no ponto 200 e abaixo.
  • 93,6% de alunos que realizam as tarefas descritas no ponto 175.

 

Como a descrição das tarefas para o 9º ano do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa iniciam-se no ponto 175 da escala, podemos inferir que há 6,4% de alunos que foram avaliadas no SARESP (3,8% + 1,8% + 0,8%) que não demonstram serem capazes de realizar as tarefas descritas para essa série.

Esses resultados são importantes para a escola verificar o quanto do empenho realizado foi convertido em aprendizagem. Dessa forma, os educadores podem repensar seu planejamento baseado nas reflexões que emanam dessa análise.

A descrição da escala para cada ano/série e disciplina pode ser visualizada na Revista em seu link “Escala de Proficiência>Descrição da Escala”.

Para visualizar o BOLETIM DO SARESP de sua escola, clique no ano desejado e boa leitura.