Olá Educador.
Nesta página você encontrará informações sobre o BOLETIM DO IDESP e poderá também fazer download.

Esse boletim é bem conhecido da Rede Estadual de São Paulo. Nele cada Escola encontra os valores correspondentes aos Indicadores de Desempenho, ao IDESP de cada segmento de ensino, suas Metas anteriores e atuais, assim como os Índices de Cumprimento de Metas.

Este boletim utiliza-se de resultados disponíveis no BOLETIM DO SARESP. Focalizaremos, especificamente, nesta edição, a “Distribuição Percentual de Alunos nos Níveis de Proficiência”. A diferença existente encontra-se apenas na forma do registro desses valores: enquanto no Boletim do SARESP os resultados estão apresentados na forma percentual, no Boletim do IDESP esses resultados estão apresentados na forma decimal. Veja na representação, abaixo, como se apresentam esses dados, comparativamente, entre os dois boletins.






Para cada segmento de ensino, calcula-se o IDESP da escola utilizando os percentuais de alunos em cada nível de proficiência, por meio de algumas fórmulas matemáticas, disponíveis na “Nota Técnica – Programa de Qualidade da Escola”.

Após o Indicador de Desempenho de Língua Portuguesa e de Matemática ser calculado, faz-se média desses dois indicadores. Multiplica-se essa média pelo Indicador de Fluxo da escola, resultando no IDESP para o segmento específico. O Indicador de Desempenho em cada disciplina, por sua vez, é calculado da seguinte fo
rma:



No caso do exemplo apresentado nas tabelas acima, o IDESP de cada segmento é o seguinte:



A escola pode melhorar os resultados do Indicador de desempenho, no IDESP, ao promover aprendizagens significativas e diminuir o percentual de alunos dos níveis inferiores.

Neste sentido, é imprescindível que cada escola analise o percentual de alunos nos diferentes níveis de proficiência e reflita sobre as estratégias que permitam promover movimentos ascendentes.

Com objetivo de analisar e simular diferentes resultados, está disponível na Plataforma FOCO APRENDIZAGEM, um simulador do IDESP. Para visualizar o BOLETIM DO IDESP de sua esco
la, clique aqui e boa leitura.